Pular para o conteúdo principal

Tipos de Personalidade

Centro de Controle

É possível identificar dois tipos de pessoas quanto à percepção da fonte do controle do seu destino, o tipo denominado Interno congrega pessoas que acreditam controlar o próprio destino e o tipo Externo, formado por pessoas que creem que tudo o que lhes acontece é obra da sorte e do acaso.

Maquiavelismo

São pessoas com grande poder de persuasão, de manipulação e de agressividade, competitivas e que mantêm distância emocional, concentrando-se nos seus objetivos. Para essas pessoas, os fins justificam os meios.

Autoestima

Pesquisas revelam que as expectativas de sucesso estão diretamente relacionadas com a capacidade de gostar de si mesmo.

Automonitoramento

Refere-se à capacidade do indivíduo em ajustar-se a fatores externos situacionais, ou seja, capacidade política. São mais flexíveis, costumam ter excelentes avaliações de desempenho e despertar como líderes. 

Assumir riscos

Refere-se às preponderações das pessoas quanto a disposição de correr riscos, considerando a carreira. 

Personalidade Tipo A

São pessoas ambiciosas e com desejo de conquistar bens materiais, medindo seu sucesso pela quantidade de bens acumulados. Estão sempre em movimento, impacientam-se com o ritmo geral dos acontecimentos e não suportam o ócio. 

Personalidade Tipo B

São menos ambiciosas, não se sentem pressionadas a acumular bens, são mais pacientes e mais calmas, realizam atividades de forma tranquila e por prazer, sem preocupação em provar a sua personalidade a qualquer custo. 

Personalidade proativa

São pessoas que tomam iniciativa perante os fatos, agem de modo a obter a mudança necessária, perseverando, são propensas a ocupar cargos de liderança e conquistar sucesso profissional.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Psicologia nos séculos XVIII e XIX

A Psicologia no século XVIII era um disciplina, apenas entrou no ensino acadêmico um capítulo nos manuais de Filosofia, mas começava a se disseminar. A Psicologia Científica nasceu nas universidades alemãs no século XIX, difundindo-se para o mundo desenvolvido. A fundação da Universidade de Berlim, em 1810, por Wilhelm Von Humboldt lidou o modelo da universidade moderna. O excelente padrão de ensino e de pesquisa estabelecido em Berlim propagou-se rapidamente às outras universidades alemãs. Mantidas pelo Estado, recebiam grandes quantidades de livros e equipamentos, favorecendo pesquisas em Química, Física, Fisiologia e outras ciências, reunindo um notável grupo de cientistas.

Sobre o surgimento da Psicologia

A Psicologia permaneceu fundida à Filosofia por mais de 2 mil anos, era aceita a primeira definição de Psicologia como o "estudo da alma". O significado de alma nos pensamentos mítico e pré-socrático Antes de abordar o pensamento filosófico, é indispensável compreender o sentido de alma do homem primitivo. O pensamento mítico dominou por alguns séculos, trazendo os declamadores ambulantes, a história era contada, as relações sociais eram explicadas pelos mitos, a origem da palavra Psicologia vem do grego (Psique). O homem morria quando a alma abandonava o seu corpo, a alma era entendida como a instância responsável pela respiração e pelo movimento do sangue. Acreditava-se que a alma desprendia-se do corpo pela boca ou pela ferida do agonizante, era literalmente o último suspiro do ser. Os Pré-socráticos ou Filósofos da Natureza Até 600 a.C o homem grego utilizava a mitologia para explicar a natureza e fundamentar a própria organização sociopolític...

O que é Psicologia Comportamental

A  Psicologia Comportamental  é uma das três grandes áreas da Psicologia, em conjunto com a psicanálise e humanismo. Juntas, essas teorias são consideradas a tríade que embasa a psicologia moderna. O conceito comportamentalista defende que todos os comportamentos são aprendidos, sendo possível até mesmo prever certas atitudes em determinadas condições. O  behaviorismo  é considerado a base teórica do comportamentalismo. O psicólogo  John B. Watson   é considerado por muitos como o pai do behaviorismo. Assim como Watson, outro importante psicólogo a contribuir com a teoria foi  B. F. Skinner , que inaugurou o Behaviorismo radical e desenvolveu o conceito de condicionamento operante. A Psicologia Comportamental é uma área da psicologia que acredita na unidade entre a mente e o corpo do ser humano e nega a existência do estado de consciência e subconsciência. Dessa forma, acredita-se que os comportamentos em todos os animais, incluindo ...