A Psicologia permaneceu fundida à Filosofia por mais de 2 mil anos, era aceita a primeira definição de Psicologia como o "estudo da alma".
O significado de alma nos pensamentos mítico e pré-socrático
Antes de abordar o pensamento filosófico, é indispensável compreender o sentido de alma do homem primitivo.
O pensamento mítico dominou por alguns séculos, trazendo os declamadores ambulantes, a história era contada, as relações sociais eram explicadas pelos mitos, a origem da palavra Psicologia vem do grego (Psique).
O homem morria quando a alma abandonava o seu corpo, a alma era entendida como a instância responsável pela respiração e pelo movimento do sangue.
Acreditava-se que a alma desprendia-se do corpo pela boca ou pela ferida do agonizante, era literalmente o último suspiro do ser.
Os Pré-socráticos ou Filósofos da Natureza
Até 600 a.C o homem grego utilizava a mitologia para explicar a natureza e fundamentar a própria organização sociopolítica.
Sócrates, Platão e Aristóteles iniciaram a apaixonante investigação da alma humana.
Para Sócrates (469-399 a.C) a principal característica do homem era a Razão, o homem é um ser racional.
Platão (427-347 a.C) conclui que o lugar da Razão no corpo humano é a cabeça, representando fisicamente a psique, a medula teria a função de ligar mente e corpo.
Já Aristóteles (387-322 a.C) entendia corpo e mente de forma integrada, percebia a psique como o princípio ativo da vida.
Comentários
Postar um comentário